RESOLUĆĆO DE LITĆGIOS ONLINE
Caro cliente,
A UniĆ£o Europeia criou um site para apoiar os consumidores a apresentarem as suas reclamaƧƵes sobre qualquer litĆgio em que estejam envolvidos. Neste Ć¢mbito disponibilizamos toda a informaĆ§Ć£o para que possa exercer o seu direito de reclamaĆ§Ć£o junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial ao processo , (Ā«entidade de resoluĆ§Ć£o de litĆgiosĀ») que o ajudarĆ” a resolver o litĆgio em questĆ£o.
Assim, se ficou insatisfeito com a aquisiĆ§Ć£o de um bem ou serviƧo, ou com a soluĆ§Ć£o por nĆ³s apresentada para resolver a situaĆ§Ć£o, pode aceder a este site oficial https://webgate.ec.europa.eu/odr/main/?event=main.home.show e expĆ“r a sua contestaĆ§Ć£o.
O que Ć© a resoluĆ§Ć£o alternativa de litĆgios?
A resoluĆ§Ć£o alternativa de litĆgios Ć© a possibilidade que todos os consumidores tĆŖm ao seu dispor de recorrer e entidades oficiais que os ajudem na resoluĆ§Ć£o, ou orientaĆ§Ć£o de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.
Regra geral, o procedimento Ć© o seguinte: o cliente pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediĆ”rio entre si e o comerciante que Ć© o alvo da sua reclamaĆ§Ć£o. O intermediĆ”rio pode sugerir uma soluĆ§Ć£o para a sua reclamaĆ§Ć£o, impor uma soluĆ§Ć£o a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma soluĆ§Ć£o.
Talvez conheƧa o conceito de resoluĆ§Ć£o alternativa de litĆgios por outro nome: āmediaĆ§Ć£oā, āconciliaĆ§Ć£oā, āarbitragemā ou ācomissĆ£o competente no Ć¢mbito dos litĆgios de consumoā.
A resoluĆ§Ć£o alternativa de litĆgios Ć©, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rĆ”pida do que a via judicial.
Em caso de litĆgio de consumo, o consumidor pode recorrer Ć s seguintes entidades de resoluĆ§Ć£o alternativa de litĆgios de consumo:
CNIACC ā Centro Nacional de InformaĆ§Ć£o e Arbitragem de Conflitos de Consumo
http://www.cniacc.pt/pt/
CACCL ā Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
http://www.centroarbitragemlisboa.pt/
CACCVA ā Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral
http://www.triave.pt/
CICAP ā Centro de de InformaĆ§Ć£o de Consumo e Arbitragem do Porto (Tribunal Arbitral de Consumo)
http://www.cicap.pt/
CIMAAL ā Centro de de InformaĆ§Ć£o, MediaĆ§Ć£o e Arbitragem de Conflitos de Consumo de Algarve
http://www.ciab.pt/pt/
CIAB ā Centro de InformaĆ§Ć£o, MediaĆ§Ć£o e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo)
http://www.ciab.pt/pt/
CIMPAS ā Centro de InformaĆ§Ć£o, MediaĆ§Ć£o e Provedoria de Seguros
https://www.cimpas.pt/
Conforme Lei n.o 144/2015 para resoluĆ§Ć£o de litĆgios consulte:
CNIACC ā Telefone: 21 384 7484 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: cniacc@fd.unl.pt Site: www.arbitragemdeconsumo.org